O time Verde
 
Fundado em 2004 a partir de uma sugestão acompanhada de um convite para disputar o Campeonato Estadual profissional daquele ano o Luverdense Esporte Clube figura com destaque no cenário futebolístico nacional apesar do pouco tempo de vida.
Nossa Criação
Era início de janeiro de 2004. Uma sugestão, acompanhada de um convite para disputar o Campeonato Estadual profissional daquele ano, do então presidente da Federação Matogrossense de Futebol, Carlos Orione, feito ao então prefeito de Lucas do Rio Verde à época, Otaviano Pivetta, deu o pontapé inicial. Pessoas da sociedade foram convidadas a fazer com que Lucas do Rio Verde fosse representar sua cidade no cenário futebolístico. Era fundado ali, no dia 24 de janeiro de 2004, o Luverdense Esporte Clube.
Em sua primeira competição, o Campeonato Estadual de 2004, o Verdão terminou a primeira fase em quarto lugar, em um grupo com sete equipes. Na segunda fase, o Luverdense terminou na sexta posição, entre oito equipes, e apenas uma atrás da zona de classificação para a terceira fase. Ao final da disputa, a equipe venceu quatro jogos, empatou sete e perdeu oito, marcando 25 gols e sofrendo 27, em 19 partidas, encerrando o campeonato na 9ª colocação geral, entre 14 clubes.
Primeiro Título
O primeiro título veio ainda no ano de nascimento, na Copa Governador (atual Copa FMF). Dez equipes disputaram a competição. Na primeira fase, o Verdão enfrentou Sinop e Cuiabá. Foram duas vitórias, ambas contra Sinop, e dois empates, contra o Cuiabá. A equipe se classificou para a segunda fase, onde enfrentou novamente o Cuiabá, além do Juventude, de Primavera do Leste, e o Vila Aurora, de Rondonópolis. Nesta etapa, foram quatro vitórias do Verdão e apenas um empate, novamente contra o time da capital.
Na decisão, mais um confronto contra o Cuiabá, mas desta vez, nada de empate, pelo menos no primeiro jogo, na capital. O Luverdense aplicou 6 a 1 no Dourado, e no jogo de volta, em Lucas do Rio Verde, novo empate, desta vez em 1 a 1. A campanha do primeiro título da história do Luverdense, vencido de forma invicta, teve sete vitórias, quatro empates, 29 gols marcados e 13 sofridos. Com a conquista, o Verdão conquistou o direito de disputar pela primeira vez na história, a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2005.

COPA GOVERNADOR 2007 E SÉRIE C 2008

2011 A 2012: TÍTULOS ESTADUAIS E QUASE ACESSO
Em 2011, o Luverdense disputou novamente a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube conseguiu passar para a segunda fase da competição ao derrotar o Águia de Marabá por 1 a 0, em Lucas do Rio Verde, sob os olhares de 5.730 pagantes. Para confirmar a classificação, era preciso que o STJD negasse o recurso pedido pelo Rio Branco. O Luverdense chegou a ser mencionado na segunda fase, mas com o recurso do Rio Branco, acabou eliminado. Pouco tempo depois, em um novo julgamento, a equipe acreana foi condenada e eliminada da Série C de 2011. Um dia depois, 14 de outubro de 2011, a CBF oficializou a volta do Luverdense para a segunda fase.
Ainda em 2011, foi realizada na capital do estado a primeira edição da Copa Pantanal. Um quadrangular com Luverdense, Cuiabá Esporte Clube, Sport Club Internacional (RS) e Cruzeiro Esporte Clube (MG), onde o verdão sagrou-se campeão da competição. A campanha nacional de 2011 foi o início de uma quebra de recordes de rivais de seu próprio estado. Disputando paralelamente com a Série C, o Luverdense foi tricampeão invicto da Copa MT ao derrotar o Operário de Várzea Grande por 1×0, no Passo das Emas. Na 2ª Fase da Série C, o Luverdense foi eliminado com uma campanha de 6 jogos, 3 empates e 3 derrotas. Mesmo assim, conquistou uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro, ficando com a 8ª colocação.
Ao final de 2011, a CBF divulgou um novo Ranking Nacional de Clubes para 2012. Com a nova atualização, o Luverdense ganhou 29 posições, deixando a 185º colocação e assumindo a 156º posição, e, consequentemente, a 5ª colocação de Times Mato-grossenses mais bem posicionados no Ranking, atrás de Mixto, União, Operário e Barra do Garças. No mesmo dia, a tabela da Copa do Brasil 2012 foi divulgada, e nela ficou decidido que o Luverdense pegaria o Paraná Clube na primeira fase da competição. Um fato curioso, onde nas duas estreias e participações do Alviverde na Copa do Brasil, em ambas pegou um time paranaense logo de cara.


2013: SÉRIE B E ÓTIMA COPA DO BRASIL

2014 A 2016: ESTRÉIA NA SÉRIE B E RECONHECIMENTO NACIONAL

2017: A COPA VERDE
