Time Verde

Para um time que carrega a palavra “verde” no nome, a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade são mais do que necessárias. E pensando neste ponto, Luverdense e Sicredi se uniram para criar uma ação que visa a neutralização das emissões de gás carbônico em seus eventos esportivos, através de plantio de árvores.

O projeto Time Verde, que conta com o apoio do Sicredi desde a sua implantação, promove a distribuição e o plantio de mudas, e já contribuiu com a recuperação de áreas de preservação ambiental localizadas no município de Lucas do Rio Verde, como o entorno do Lago Harri Müller, por exemplo.

“Era um momento em que se falava muito de sustentabilidade, o que nos inspirou a levar este projeto adiante. Hoje nos orgulha perceber que é um projeto que já rende frutos. Este projeto nos ajuda a pensar no futuro e a cuidar do planeta”, afirma o presidente do Luverdense Esporte Clube, Helmute Lawisch.

Estima-se que cada pessoa presente a um evento cultural ou esportivo responde pela emissão de 14 quilos de CO2 na atmosfera. Os jogos do Luverdense têm atraído, em média, 2.500 torcedores, o que representa a emissão de cerca de 35 mil quilos de CO2 por partida. Uma árvore tem a capacidade de neutralizar a emissão de cerca de 350 quilos de CO2.

Para o Sicredi, o projeto tem um grande potencial e demonstra modernidade e responsabilidade tanto da cooperativa, como do Luverdense. É o que acredita o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio. “Participar de projetos de cunho socioambientais, como o Time Verde, vem ao encontro da missão do Sicredi e dos princípios do cooperativismo, já que nos importamos com a comunidade em que estamos inseridos e queremos contribuir com uma melhoria na qualidade de vida dos associados e de toda a sociedade. As Pessoas e as empresas podem participar de ações como esta que demonstram a responsabilidade em cuidar do que é tão nobre e gratuito, que é o meio ambiente em que estamos inseridos. Precisamos deixar um mundo melhor do que aquele que recebemos para as próximas gerações”.

Para a gerente de comunicação e Marketing da Sicredi Ouro Verde MT, Rosane Vilas Boas, fazer parte deste projeto ressalta a importância da parceria entre a instituição e o clube, que já vem desde a fundação do Luverdense. “Estar junto com o time nesta ação do Time Verde faz parte do propósito da marca de fazermos juntos para fazermos a diferença. E sabemos que para a sustentabilidade de uma organização, independentemente da sua finalidade, é necessário olhar para os três pilares: sociais, econômicos e ambientais, e este projeto é o reflexo desta preocupação ambiental que há pelo Luverdense prevendo o seu crescimento”.